Premiado com o segundo lugar no concurso para a Korea Midland Power (KOMIPO), o escritório HAEAHN Architects, em parceria com Haenglim, apresentou um audacioso projeto que combina usina de energia e edifício de escritórios. A estrutura de uso duplo, que incluirá um parque e um restaurante, foi concebida como um modo de romper a imagem crua e industrial da tradicional usina. Nesse sentido, o projeto seria construído sobre a usina de Danginlee, substituindo a primeira estação de geração de energia da Coreia do Sul. Com a proposta os arquitetos buscam celebrar o antigo e, ao mesmo tempo, atrair um fluxo maior de pessoas para a área.
A Usina de Danginlee, construída nos anos 1930, é conhecida por seu um dos primeiros grandes edifícios com energia elétrica da cidade. O edifício de HAEAHN e Haenglim celebra esse importante feito através da construção de sua própria usina em forma de torre. O projeto se concentra em torno de uma chaminé de 100 metros de altura necessária para a ventilação da usina. Essa estratégia proporciona ao edifício uma monumentalidade vertical e disfarça o sistema de ventilação numa tentativa de evitar a aparência tradicional de um edifício industrial.
A intenção do projeto de ser um monumento à antiga usina é indicada ainda nos enormes muros de concreto de 18 metros de altura que definem o exterior do edifício. Esses muros terão fachadas de pedra que renderão à estrutura um sentido de permanência e atemporalidade. Cercando os muros haverá exposições de arte externas, fazendo do edifício e do terreno uma "Usina Cultural". Em sua totalidade, a proposta atingiria não apenas aos trabalhadores da usina, mas a todos os moradores da região.
Concurso
Seoul Office Establishment Combined cycle integrated Design CompetitionPrêmio
Segundo lugarProjeto
Seoul Thermal Power PlantArquitetos
Localização
56 Tojeong-ro, Mapo-guCliente
KOMIPOÁrea
17.519,9 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Courtesy of HAEAHN